Accueil Pôles d'activités Activités Formations Gestão dos inventários nos museus de Angola

Gestão dos inventários nos museus de Angola


Luanda, 18 de Março-19 de Abril de 2002

Realizou-se em Luanda de 18 de Março a 19 de Abril de 2002, no quadro da implementação do Projecto 534 ANG/71 sobre a "Reabilitação e Promoção do Património Cultural Angolano", financiado pelo Governo Italiano com fundos em depósito na UNESCO, um Curso sobre a Gestão dos Inventários nos Museus de Angola. O mesmo foi orientado pela "Ecole du Patrimoine Africain-EPA" de Porto-Novo/Benin.

A actividadade estava dividida em duas partes. Primeiramente, organizou-se uma missão de preparação em Luanda de 18 a 24 de Março de 2002. Durante esta semana, muitas sessões de trabalho foram realizadas entre a Coordenação do Projecto, a Direcção do Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), representando o Governo Angola no Projecto, e os formadores da EPA (Sr. Alain Godonou, Director e Chefe da Missão e Sr. Jules Bocco, formador). O propósito destas sessões era de definir os objectivos específicos da formação assim como o conteúdo pedagógico, a preparação do material didáctico necessário para os trabalhos práticos e também a preparação das condições de alojamento e alimentação dos formadores e dos formandos. Durante este período, os formadores foram recebidos em audiência pelo Sr. Manuel Quarta, Secretário Permanente da Comissão Nacional Angolana para UNESCO, Sr. Fragata de Morais, Vice-Ministro da Educação e Cultura para a Área da Cultura e Sr. Luigi Ferrari, conselheiro da Embaixada da Itália em Angola.

ouverture_luanda O curso em si arrancou na 2a Feira, 25 de Março no Centro de Formação de Quadros do Ministério da Educação e Cultura. O mesmo teve uma duração de 4 semanas até 19 de Abril de 2002. Uma cerimónia de Abertura foi organizada na mesma data durante a qual foi realizado o lançamento oficial do Projecto. As autoridades que presenciaram e presidiram este evento foram, além do Director do INPC e do Director da EPA, Os Senhores Manuel Quarta da Comissão Nacional, Fragata de Morais, Vice-Ministro e Alfredo Bastianelli, Embaixador da Itália em Angola. Falando dos aspectos técnicos, é de salientar que o objectivo principal do curso era de formar pelo menos 15 profissionais do património cultural angolano na gestão dos inventários.

O conteúdo pedagógico foi articulado sobre as noções de concepção de um sistema de documentação coerente e completo (documentação manual de base : registo de inventário, os ficheiros mestre e de indexação, o caderno de movimento, os dossiers da documentação e o controlo do inventário) e a introdução à informatização da documentação. A metodologia adoptada baseou-se sobre a transmissão de conhecimentos teóricos sustentados pelos trabalhos práticos focalizados sobre o mini-museu pedagógico criado pelos próprios participantes ao curso a partir das suas próprias colecções.

A equipa dos formadores era constituída dos Senhores Alain Godonou, Director da EPA e Jules Bocco da EPA, e das Senhoras Anne Avaro da EPA e Alessandra Cardelli do Museu Pigorini da Itália. 17 participantes selectionados frequetaram este curso. Eles vieram de 11 museus do país cujos 5 da Capital Luanda (Museus de Antropologia, da História Natural, da Escravatura, das forças Armadas e Óscar Ribas) e 6 do interior (Museus de Dundo, Arqueologia de Benguela, de Lobito, da Huíla, do Huambo e de Cabinda), e um do INPC. No fim do curso, entre os 17 participantes, 11 receberam o Certificado de Aptidão Profissional na Gestão dos Inventários por ter melhor dominado as técnicas de trabalho ensinadas e 6 receberam apenas o Certificado de Participação ao Curso. O nível da organização da formação foi avaliado a 90% pelos participantes.

Enfim, uma cerimónia de encerramento foi organizada no dia 19 de Abril, o último dia do curso e foi presidida pelo Sr. Manuel Quarta da Comissão Nacional para UNESCO em representação da Sua Excelência Senhor Ministro da Educação e Cultura e Presidente da Comissão Nacional.

Luanda, Aos 6 de Maio de 2002

O Coordenador do Projecto
Ziva Domingos
Vous êtes ici : Home Pôles d'activités Activités Formations Gestão dos inventários nos museus de Angola